Um advogado da Nintendo, Koji Nishiura e também gestor do departamento das propriedades intectuais da companhia, diz algo sobre a legalidade de emuladores e sobre suas atividades.
Foi realizado recentemente um evento de Associação dos Direitos de Autor e Software Computadorizado, acontencendo assim no Japão, Koji falou sobre diversos assuntos no evento, incluindo assim a questão dos emuladores, considerando assim o que e de fato legal e ilegal.
“Para começar, emuladores são ilegais ou não?” Nishiura perguntou (conforme traduzido por
Automaton ). “Este é um ponto frequentemente debatido. Embora você não possa imediatamente alegar que um emulador é ilegal em si, ele pode se tornar ilegal dependendo de como é usado.”
Segundo revelado para a companhia um emulador que simula o dispotivo pode sim ser legal, porém o programa que pertence a este dispositivo se trata de uma infração de direitos de autor. Além de emuladores que burlam as medidas de segurança dos dispositivos também poderão ser considerados ilegais.
Como por exemplo emuladores que levam os jogadores a versões piratas dos jogos em diversas versões. Sendo assim uma luta bem consideravel que a Nintendo fez consideráveis esforços no ano de 2024.
Houve muitos casos de jogos que sairam antecipadamente na internet, em versões piratas que estava funcionando em emuladores, algo que a Nintendo considera de fato ilegal.