Xbox poderá abandonar exclusivos para aumento de receita.
Microsoft está se preparando para uma grande mudança no setor de games, no qual podendo ser a primeira a adotar o modelo multiplataforma. Segundo o que foi revelado pelo jornalista, Jason Schreier da Bloomberg.
Segundo o que foi revelado por Jason, está sendo feito com base em custos de produção elevados e também um mercado de consoles com um crescimento limitado. Algo como a exclusividade para atração dos jogadores, agora parece ter dificuldade na prática e também financeiras. Jason fala que, ao haver a renuncia aos exclusivos, a Microsoft vai estar aumentando o alcance dos jogos além de maximazar ainda mais suas receitas atingindo assim publicos de praticamente todos os dispositivos, tanto PC e outros consoles.
Como por exemplo títulos como o mais novo título de Indiana Jones and the Great Circule, que foi lançado originalmente no Xbox e em breve chegará ao PlayStation 5.
Citanto também o impacto na Steam, que também veio registrando um aumento de jogadores em 2024, demostrando assim uma relevância de um mercado mas vasto em que a exclusividade já não está sendo mais vantajosa.
Portanto e uma tendência que está em outras companhias, Square Enix, com o anúncio de Final Fantasy VII Rebirth para PC, em que o mesmo anteriormente era exclusivo do PS5.
Jason preve que em 2025 será um ano de reconfiguração para a indústria, no qual a disponibilidade e expansão serão algo prioritário.